FAQs

Como posso adicionar cartões/passes à Carteira Pick?


Para adicionar passes e cartões de viagem à Carteira Pick, é necessário, em primeiro lugar, ligar o NFC nas Definições do telemóvel. Após este estar ligado, o cartão físico (do passe ou de viagem) tem de ser lido pelo telemóvel. Para isso, é preciso encostar o cartão à parte de trás do telemóvel, junto à câmara. Este processo demora alguns segundos, por isso siga as instruções que aparecem no ecrã até estar terminado. Quando a leitura estiver feita com sucesso, por favor confirme se os detalhes do cartão que está no telemóvel estão corretos. Depois dessa confirmação, o cartão será adicionado à Carteira Pick.




Os detalhes do cartão, após a leitura para o telemóvel, não coincidem com os do cartão físico. O que devo fazer?


Se os detalhes não coincidem entre o cartão desmaterializado e o cartão físico, por favor confirme que está a ler o cartão correto e repita o processo de leitura. Se o problema não ficar resolvido, por favor contacte o gabinete de Apoio ao Cliente do Operador.




O meu telemóvel não está a detetar o meu cartão para fazer a sua leitura. O que devo fazer?


Em primeiro lugar, deve confirmar se o NFC do telemóvel se encontra ligado - se estiver desligado, por favor ligue-o. Se esta ação não resolver o problema, tente ler o cartão novamente, experimentando colocá-lo em várias posições na parte de trás do telemóvel, para o tentar detetar. Se nenhuma destas ações funcionar, por favor contacte o Apoio ao Cliente do Operador, pois é necessário verificar se existe algum problema com o cartão físico.




O que é NFC e como é que a posso ligar/desligar?


NFC (Near Field Communication) é uma tecnologia que permite que dois aparelhos comuniquem quando aproximados. Os novos modelos de smartphones já têm incluída esta tecnologia, que é utilizada para, por exemplo, permitir que pague com o seu telemóvel. Para ligar e desligar o NFC, por favor vá às Definições do seu smartphone.




Como posso adicionar títulos ao meu cartão?


Para adicionar títulos ao seu cartão, terá de abrir a Carteira Pick e selecionar o cartão ao qual pretende adicionar o título. Escolha “Novo título” e, de seguida, selecione o título que pretende adicionar. Será então encaminhado para o Checkout, onde deverá rever os detalhes da compra e fazer a compra. Confirme que tem o seu cartão físico consigo, para que possa enviar o título que acabou de adquirir para o mesmo. Depois de terminado este processo, está pronto a viajar.




Como posso recarregar títulos no meu cartão?


Para recarregar títulos no seu cartão, é necessário que abra a sua Carteira Pick e selecione o cartão correto. De seguida, escolha o título que pretende recarregar. Para ver todos os títulos disponíveis, arraste os títulos para a direita para escolher o correto. Depois de selecionar o que título que pretende, carregue no botão “Recarregar título”. Será então encaminhado para o Checkout, onde deverá rever os detalhes da compra e pagar o carregamento do título. Confirme que tem o seu cartão físico consigo, para que possa enviar para o mesmo o carregamento do título que acabou de adquirir. Depois de terminado este processo, está pronto a viajar.




Ainda preciso do meu cartão/passe físico para viajar?


Sim, para poder viajar, ainda necessita de usar o cartão físico; a única diferença é que agora pode recarregá-lo onde quiser, quando quiser, sem ter de se dirigir a um balcão ou a uma máquina de venda de bilhetes.




Irei receber algum recibo/documento que comprove a minha compra?


Sim, irá receber um recibo como prova de compra no seu email.




O que é um carregamento que ainda não foi enviado para o cartão?


É o carregamento de um título que foi comprado mas que ainda não foi enviado para o cartão físico.




Como posso enviar o carregamento de um título que já foi comprado para o meu cartão?


Após ter comprado um carregamento de um título, é necessário que o envie para o seu cartão físico, para que possa viajar. Para o fazer, apenas em de carregar no botão “Enviar para cartão” dentro do cartão e título corretos. De seguida, para que possamos guardar o carregamento, terá de encostar o cartão à parte de trás do telemóvel e seguir as instruções até ao final do processo. Quando terminar, o título estará recarregado no seu cartão físico e poderá viajar.




Quantos títulos posso ter no meu cartão?


Pode ter até 4 títulos diferentes no mesmo cartão. Este é o número máximo de títulos permitido por cartão.




Perdi o meu cartão/passe físico, o que devo fazer?


Se perdeu o seu cartão, por favor entre em contato com o Apoio ao Cliente do Operador que emitiu o seu cartão para que possa seguir o seu procedimento.




O meu cartão/passe físico está prestes a expirar. O que devo fazer?


Se o seu cartão expirar, já não poderá recarregá-lo novamente, por isso deverá contactar o Apoio ao Cliente do Operador que emitiu o seu cartão e seguir o procedimento que lhe for indicado para a renovação.




O meu cartão/passe físico expirou. O que devo fazer?


Se o seu cartão expirou, já não o pode recarregar novamente, por isso deverá contactar o Apoio ao Cliente do Operador que emitiu o seu cartão e seguir o procedimento que lhe for indicado para a renovação. No entanto, qualquer título válido que se encontre no cartão ainda poderá ser utilizado, com a excepção do Zapping se for viajar com a Fertagus. Se tiver saldo no seu Zapping, já não poderá usá-lo no seu cartão expirado; para poder usá-lo, terá de renovar o seu cartão ou dirigir-se a uma Bilheteira do operador (Fertagus) e transferir o saldo para outro cartão de viagem.




Faço parte do Plano de Mobilidade da minha empresa. Como é que as minhas despesas de mobilidade podem ser pagas?


Após chegar a acordo com a sua empresa acerca de quais são as suas despesas e necessidades de mobilidade, esta poderá começar a pagar pelas mesmas. Para isso, irá precisar de ler o seu cartão/passe físico para o adicionar à Carteira Pick. Se já tiver um cartão/passe na Carteira Pick e o quiser utilizar para o Plano de Mobilidade da sua empresa, também o pode selecionar para esse fim. Depois de então ter adicionado um cartão ao Plano de Mobilidade empresarial, a sua empresa pode começar a enviar-lhe mensalmente e diretamente para a Pick uma recarga mensal do título de viagem - irá receber uma notificação sempre que isso acontecer. Após receber a recarga mensal, simplesmente tem de carregar no botão “Enviar para cartão” no cartão e título correspondentes e ter o cartão físico consigo para o fazer. Quando este processo for terminado, poderá começar a viajar!




Efetuei a compra do carregamento de um título mas não tenho o meu cartão/passe físico comigo. Posso enviar o carregamento para o cartão mais tarde?


Desde o momento em que efetua a compra do carregamento do título, tem de obedecer a duas condições para a poder enviar para o cartão físico mais tarde: tem de o fazer num período de 1 hora e não poderá utilizar o cartão para qualquer fim ou ação (carregar/recarregar títulos, validar, etc.) até enviar o carregamento para o mesmo. Para enviar o carregamento para o cartão físico, tem de abrir a Carteira Pick, selecionar o cartão e título corretos e carregar no botão “Enviar para cartão”. Depois, apenas tem de encostar o cartão na parte de trás do telemóvel para que possamos guardar o carregamento. Se não enviar o carregamento para o cartão físico no prazo de 2h após a compra, ou se utilizar o cartão para outro propósito antes de o fazer, a sua compra será cancelada e o dinheiro será devolvido.




Efetuei a compra de um carregamento mas mudei de ideia e já não preciso do mesmo. Como posso receber um reembolso?


Para poder cancelar a compra de um título e ser reembolsado, as seguintes condições têm de se verificar: o título que pretende cancelar tem de ser o último que adquiriu e o seu cartão não pode ter sido utilizado para viajar/validado depois da compra. Para verificar se o seu título ainda pode ser cancelado, terá de carregar no botão “Cancelar e Reembolsar”. A Pick irá efetuar uma leitura ao seu cartão que permite saber se o título cumpre as condições acima indicadas e informá-lo-á se estas não se verificarem.Se for possível cancelar o título, basta encostar novamente o seu cartão para proceder ao cancelamento e reembolso, que será feito com brevidade.




O perfil (ex. Estudante, sub 23, sênior, etc.) associado ao meu cartão/passe físico expirou. O que devo fazer?


Se o seu perfil expirou, deixa de poder beneficiar dos descontos associados ao mesmo. Para renovar o seu perfil, deverá contactar o Apoio ao Cliente do Operador com o qual aderiu ao perfil. Qualquer título que tenha comprado antes do perfil expirar ainda será válido para viajar, mas qualquer compra que fizer após a expiração será sem os descontos associados.




Não tenho nenhum cartão/passe, mas quero adquirir um, como o posso fazer?


Para adquirir o cartão, deverá entrar em contacto com o Apoio ao Cliente do Operador com o qual deseja obter o mesmo e seguir o seu procedimento.




O meu cartão/passe físico expirou, mas ainda tinha títulos válidos. Posso usá-los?


Qualquer título válido que se encontre no cartão ainda poderá ser utilizado, com a excepção do Zapping se for viajar com a Fertagus. Se tiver saldo no seu Zapping, já não poderá usá-lo no seu cartão expirado; para poder usá-lo, terá de renovar o seu cartão ou dirigir-se a uma Bilheteira do operador (Fertagus) e transferir o saldo para outro cartão de viagem.